Páginas

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Plano SALTE - "S" de Saúde


No último texto do Musicalizando abordou-se o plano SALTE, criado por Dutra em 1946.

Saúde, é a palavra do “S” de SALTE. O primeiro objetivo do nosso governo para tentar salvar o sistema estabelecido. Uma sociedade saudável e de longa vida depende do seu sistema de saúde, tanto público quanto privado.

Fila do SUS
O país das mulatas não tem bom antecedentes em relação a esse tema. Atualmente, nota-se a catástrofe da saúde por meio de pesquisas realizadas pela ONU, que revela que a posição da saúde brasileira é a 108º entre 126 nações. Perdendo para o Afeganistão e Serra Leoa. Não é de se espantar que a insatisfação da população só aumente. Crianças morrem vítimas de cólera, leptospirose e verminoses em geral. São vítimas, também, de atendimentos precários e de imensas filas encontradas no SUS.

Hospitais públicos que estão a mercê do tempo e de inadimplências revela o país que tentou salvar a saúde e afundou-se ainda mais. O país tem “bons” planos, mas se perdem devido a burocracia e o desinteresse. Como diz o dito popular “de boa intenção o inferno ta cheio”. E infernal é a situação dos hospitais públicos. Muitos tem aparelhos avançados e boa estrutura, mas falta o principal: médicos. Assim como um colégio não funciona sem professores, padarias não funcionam sem padeiros, um país para ter uma saúde considerada boa, é preciso de médicos.

Dilma durante pronunciamento do "Mais Médicos"
Pensando nisso, Dilma em 21 de Junho deste ano pronunciou-se, depois de tantos protestos, em relação ao plano Mais Médicos - o plano visa a entrada de médicos estrangeiros, que falem português, para a diminuição da aglomeração nos postos de saúde e ainda trazendo uma certa melhoria para o mesmo.

O Brasil adota os planos como solução imediata e esperançosa. Tem-se a idéia que um novo plano encobrirá as falhas do anterior, como se uma mão lavasse a outra. O que acaba acontecendo é que a sujeira de uma mão passa para a outra e se torna mais difícil retirar essa lama cada vez mais impregnada.


à A desigualdade social é uma tendência crescente e suas consequências vão desde a alimentação ao transporte. Já consideramos o “S” de SALTE. Acompanhe no próximo post o “AL” de alimentação e o “T” de transporte.
Malu Aguiar e Montez Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Estamos no Facebook - https://www.facebook.com/musicalizandoo
E também no Twitter - @muusicalizando

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.